A Universidade da Beira Interior, através do projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, irá lançar a 2ª edição do UBIEmpreende, a partir de dia 9 de março, com foco nas competências de empreendedorismo.
Esta iniciativa, que tem o apoio da AECBP, dedica-se aos empreendedores da região (individuais ou em grupo) que pretendam validar e implementar o seu projeto empreendedor em qualquer área de negócio, obtendo o acompanhamento de uma consultora especializada. O UBIEmpreende está também aberto aos estudantes e público em geral, não requerendo a apresentação obrigatória de uma ideia de negócio. Nesses casos, os membros serão integrados em equipas de trabalho multidisciplinares.
Deste modo, o programa – num formato híbrido – fornece as ferramentas necessárias à criação de empresas, com sete workshops (reforçados por sessões de mentoring):
• 9/março: Modelos de Negócio + Produto Mínimo Viável (14h-20h)
• 15/março: Mentoring (online – 17h-20h)
• 23/março: Business Developing + Mentoring (14h-20h)
• 30/março: Fund Raising (online – 17h-20h)
• 6/abril: Mentoring (online – 17h-20h)
• 13/abril: Business Plan + Mentoring (14h-20h)
• 20/abril: Storytelling & Pitch + Mentoring (14h-20h)
Os workhops e sessões de mentoring serão promovidas pela bten – business & technology experts network (bten.pt), entidade com vasta experiência e competência no acompanhamento de empreendedores e aceleração de empresas. As sessões presenciais terão lugar no CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, junto à Faculdade de Engenharias da UBI.
Esta edição do UBIEmpreende prevê ainda a possibilidade do melhor projeto empreendedor juntar-se a uma comitiva nacional, numa viagem gratuita ao ecossistema empreendedor de Tallin, na Estónia, bem como a participação no WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio, a anunciar em breve e cujo prémio são 5.000€.
O programa está inserido no UI.CAN – Universidades como interface para o Empreendedorismo, projeto que contempla um conjunto de iniciativas que visam promover o espírito empreendedor, através da mobilização do conhecimento universitário orientado à criação de novas empresas que respondam aos principais desafios económicos, ambientais e societais. Trata-se de um projeto que engloba sete universidades portuguesas, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.
As inscrições são gratuitas, embora limitadas a oito projetos. Data limite de inscrição: 7 de março.
Inscrições: https://bityli.com/x6l08