AECBP parceira da UBI em Laboratório de Empreendedorismo e Concurso de Ideias de Negócio

A UBI vai dinamizar, a partir do dia 31 de março, o WIN-UBI, uma iniciativa inserida no projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo. Trata-se de um conjunto de iniciativas que visam promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos principais desafios económicos, ambientais e sociais.
Excecionalmente, esta edição do WIN-UBI contará com duas iniciativas distintas e independentes, embora decorram em simultâneo:
i) Laboratório de Empreendedorismo.
ii) Concurso de Ideias de Negócio.

 

WIN-UBI: Laboratório de Empreendedorismo
O WIN-UBI – Laboratório de Empreendedorismo é um programa de capacitação em empreendedorismo, que visa identificar e apoiar potenciais empreendedores que pretendam validar a sua ideia de negócio, facultando-lhes ferramentas e competências transversais, essenciais ao desenvolvimento do espírito empreendedor e à criação de empresas.
Esta iniciativa é assim dirigida a empreendedores da academia e da região, que pretendam, individualmente ou em grupo, validar e implementar o seu projeto empreendedor de qualquer área de negócio, com o acompanhamento de uma consultora especializada. Por outro lado, estudantes e público em geral que não apresentem ideia de negócio, mas que pretendam frequentar o laboratório de empreendedorismo, serão integrados em equipas de trabalho multidisciplinares. O WIN-UBI – Laboratório de Empreendedorismo, inicia-se a 31 de março, num formato híbrido, contemplando a realização de seis workshops, reforçados por quatro sessões de mentoring e um elevator pitch/sessão final. O programa é o seguinte:

Sessão                                                  Tema       Data Hora   Formato
1 Geração de Modelos de Negócio  31/03      14H-17H     Presencial
2 Produto mínimo viável                  31/03      17H-20H    Presencial
3 Mentoring                                        07/04        ——         On Line
4 Business developing                      20/04      16H-20H   Presencial
5 Mentoring                                        21/04       14H-16H   Presencial
6 Fund raising                                    21/04       16H-20H  Presencial
7 Mentoring                                        26/04        ——         Online
8 Drafting a Business Plan              04/05      16H-20H   Presencial
9 Mentoring                                        05/05      14H-16H   Presencial
10 Storytelling+Pitch                        05/05      16H-20H   Presencial
11 Mentoring                                       19/05          —–          On line
12 Sessão Final + Pitch                     25/05                           Presencial

Os workshops e as sessões de mentoring serão dinamizadas pela Bten – Business & Technology Experts Network (bten.pt), entidade com vasta experiência e competência no acompanhamento de empreendedores e aceleração de empresas. As sessões presenciais terão lugar no CFIUTE – Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, junto à Faculdade de Engenharias da UBI.
As inscrições para o Laboratório de Empreendedorismo são gratuitas, embora limitada a 8 ideias de negócio.
Data limite: 27 de março.
Inscrição Laboratório de Empreendedorismo: https://forms.office.com/r/nSZihgvivX

 

WIN-UBI: Concurso de Ideias de negócio
O WIN-UBI – Concurso de Ideias de Negócio é uma iniciativa de aceleração de projetos empreendedores, que pretende apoiar e premiar ideias/projetos inovadores com elevado potencial comercial e transferibilidade para o mercado. Com a realização do concurso de ideias de negócio, pretende-se estimular uma cultura empreendedora, através da promoção do empreendedorismo tecnológico, criativo e social, selecionando ideias inovadoras de qualquer domínio científico, em torno dos quais se perspetive a criação de empresas.
O WIN-UBI – Concurso de Ideias de Negócio é preferencialmente direcionado aos frequentadores do Laboratório de Empreendedorismo, embora seja igualmente aberto à restante comunidade académica (alunos, investigadores e docentes) e alumni. O concurso de ideias de negócio dispõe de um prémio monetário no valor de 5.000€, considerando o potencial de mercado, a qualidade da ideia de negócio e a capacidade demonstrada para a sua execução. O prémio pode ser utilizado num dos seguintes formatos:
i) incorporação no capital social da empresa constituída para implementar a ideia de negócio premiada
ii) realização de protótipos, estudos de mercado, planos de marketing ou de negócio, apoio à proteção da respetiva propriedade industrial.
Cada promotor ou equipa de promotores só poderá apresentar uma ideia/projeto a concurso.
As candidaturas devem ser submetidas até dia 18 de maio às 23h59m. A avaliação das candidaturas tem lugar na sessão pública de apresentação das ideias de negócio (pitch final), que se realiza na Universidade da Beira Interior (local e hora a anunciar), no dia 25 de maio de 2022. O vencedor do WIN-UBI – Concurso de Ideias de Negócio, irá ainda representar a UBI na final nacional que decorrerá dia 2 de junho com os representantes das universidades envolvidas no projeto UI.CAN.

Como se candidatar?
A formalização da candidatura ao WIN-UBI – Concurso de Ideias de Negócio, pode ser feita através do formulário:
Inscrição concurso ideias de negócio: https://forms.office.com/r/qSkqJX2xcR
Ao formulário, deve ser anexado o Curriculum Vitae de cada elemento da equipa.

Nota: participantes inscritos no Laboratório de Empreendedorismo interessados em participar no concurso de ideias de negócio, devem formalizar a candidatura no formulário supramencionado.

Ambas as iniciativas contam com o apoio da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e Coolabora CRL. O projeto UI.CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo, é um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu (FDE). Além da UBI, o consórcio deste projeto é constituído pela Universidade de Aveiro, TecMinho, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentando uma dotação orçamental que totaliza 1,1 milhões de euros.

O regulamento do concurso de ideias de negócio WIN-UBI pode ser consultado aqui.
[button title=”Regulamento” link=https://aecbp.org/wp-content/uploads/2022/03/Regulamento-Concurso-Ideias-de-Negocio.pdf target_blank” align=”” icon=”icon-right-open-mini” icon_position=”right” color=”#364a9a” font_color=”#364a9a” size=”2″ full_width=”” class=”” download=”” rel=”” onclick=””]