Certificado de Qualidade Gastronómica do Pastel de Molho da Covilhã

Realizou-se a 22 de julho a apresentação pública do Certificado de Qualidade Gastronómica do Pastel de Molho da Covilhã. Esta apresentação, que decorreu nos Paços do Concelho da Covilhã, contou com a presença da Dra. Regina Gouveia, Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Professor Paulo Carvalho, Presidente da Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e Dr. Henrique Gigante, Presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor. Regina Gouveia afirma que “o município da Covilhã está sempre disponível para se associar a estas iniciativas, tão importantes para manter a cultura e as tradições da cidade.” Parabeniza a Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor “pela excelente iniciativa.”
A certificação pretende dignificar o tradicional Pastel de Molho da Covilhã e reconhecer publicamente os estabelecimentos e produtores que se destaquem na qualidade gastronómica, promoção e divulgação deste pastel.
Os estabelecimentos proponentes receberão a visita de um júri, para controlo de qualidade, que avaliará o pastel de molho e o seu modo de servir. Poderão candidatar-se todos os produtores e estabelecimentos de restauração do concelho da Covilhã. Os responsáveis pela certificação de qualidade gastronómica, com a validade de um ano, são a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã.
Para Henrique Gigante, Presidente da AECBP, “estas iniciativas são muitos importantes para o dinamismo do comércio e da própria cidade. A AECBP está sempre disponível para colaborar, reforçando a sua missão de representar, defender, promover e apoiar os negócios dos seus associados e dos empresários em geral, contribuindo para um tecido empresarial cada vez mais competitivo e promovendo o desenvolvimento das atividades económicas da respetiva região nos domínios técnico, económico, comercial e associativo. O Pastel de Molho é um produto endógeno da Covilhã, com grande potencial e merece, por isso, esta aposta, que se pretende que tenha impacto ao nível da restauração e do turismo.”
Paulo de Carvalho reforça que “esta é a primeira de várias iniciativas pensadas pela Confraria para dinamizar o Pastel de Molho da Covilhã. A criação da marca Pastel de Molho da Covilhã será um dos próximos passos. Contamos com o apoio do município e da AECBP para continuar o trabalho concretizado até agora.”
As inscrições podem ser efetuadas em http://www.pasteldemolhodacovilha.pt