Portugal entrou a partir das 00h00 desta segunda-feira, dia 9, e até 23 de novembro em estado de emergência com o objetivo de combater a pandemia da Covid-19, impondo-se, entre outras medidas, o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção.
Esta medida de proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 5h00 em dias de semana e, nos próximos dois fins de semana a partir das 13h00, é aplicada nos 121 concelhos considerados de risco elevado de transmissão da covid-19. Entre estes municípios, que abrangem 70 por cento da população residente, incluem-se todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Na região da Beira Interior incluem-se nos concelhos de risco elevado a Covilhã, Belmonte, Guarda, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão.
A medida foi aprovada em Conselho de Ministros extraordinário realizado no sábado à noite e prevê exceções como deslocações para o trabalho, regresso ao domicílio, situações de emergência, passeio higiénico na proximidade da habitação ou passeio de animais.