De acordo com informação veiculada no seu site, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alerta que teve conhecimento da prática de burla efetuada por indivíduo que se faz passar por Inspetor da ASAE em estabelecimentos de restauração e bebidas, existindo, até ao momento, registo de ocorrências no distrito de Lisboa.
O contacto do falso inspetor por norma é efetuado, via telefónica, no sentido de intimidar solicitando transferência bancária imediata de um determinado valor para pagamento de uma falsa coima.
A ASAE esclarece ainda que em nenhuma situação os inspetores efetuam qualquer tipo de contacto direto com os operadores económicos para pagamento de coimas. Todos os procedimentos são efetuados pelas vias formais e legais, pelo que os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspetor que efetue as solicitações anteriormente descritas, antes pelo contrário, devem de imediato contactar a força policial da zona no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções.